Em três meses, 4.004 pessoas já foram atendidas na Rede Cuidar em Nova Venécia

Em três meses, 4.004 pessoas já foram atendidas na Rede Cuidar em Nova VenéciaNesta segunda-feira (18), a unidade da Rede Cuidar, em Nova Venécia, completou três meses de atendimento. Desde o início das atividades, 4.004 pacientes foram atendidos e 19.452 consultas e exames foram realizados.
Com a implantação da Rede Cuidar, a população da Região Norte está sendo atendida mais perto de casa, evitando o deslocamento para a Grande Vitória. Além disso, foi  reduzido o tempo de espera para consultas e exames e houve aumento da oferta de consultas e exames.
Moradora de Conceição da Barra, Franciele Carvalho Teixeira esteve na unidade recentemente para fazer um exame de ultrassonografia e aprovou o atendimento.
“É a primeira vez que venho aqui. Aqui está tudo lindo e organizado. É importante não ter tumulto. Gostei muito”, afirmou.
O morador de Nova Venécia, Luiz Sangiorgio, esteve na unidade pela segunda vez, acompanhado pela esposa Arlete Mileri Sangiorgio, para fazer uma colonoscopia, e disse não ter do que reclamar do atendimento no local. Sua opinião foi compartilhada por sua esposa.
“O atendimento aqui é maravilhoso. Muito bom mesmo. A gente chega a um local de saúde e quer ser bem atendido. Se continuar assim vai ser nota 10. Se eu fosse dar uma nota aqui hoje seria 10”, disse Arlete.
Para a promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) Graziella Bittencourt Gadellha, o modelo da Rede Cuidar em Nova Venécia é um exemplo que mostra uma nova forma de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e deveria ser seguido em todo o Brasil.
“Fiquei impactada com a organização da Rede Cuidar, com a facilidade que o usuário tem de ser inserido, de compreender como funciona o sistema, e da rapidez com que os exames e os agendamentos são proporcionados. É uma forma de trabalhar o SUS completamente diferente do que tradicionalmente se vinha trabalhando e espero que essa iniciativa seja propagada para todas as regiões do Espírito Santo e, quem sabe, para o restante do País. O Governo do Estado está de parabéns”, disse.
Rede Cuidar
A Rede Cuidar propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar.
Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia do cidadão, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.
Estão previstas a implantação de cinco unidades da Rede Cuidar em todas as regiões do Estado. As unidades estão localizadas em Nova Venécia (em funcionamento), Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins. Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO:

Os comentários não representam a opinião do portal